ÁREA RESTRITA - Bem Vindo {NOME_USUARIO}




NOTÍCIAS


SAÚDE

Mobilização sobre o Dia do Combate à Aids na Feira da Rua Coberta
O alerta é para a prevenção da doença, pois a cada ano surgem novos casos.


Por Luan de Bortoli
Em 01/12/2018 - 07h05



Dia 1 de dezembro é comemorado o Dia Mundial de Combate à Aids. A doença é causada pelo vírus HIV, e transmitida geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, e também por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes. Neste sábado, durante a Feira da Rua Coberta, a Secretaria de Saúde fará um trabalho de conscientização para a população.

O alerta é para a prevenção da doença, pois a cada ano surgem novos casos. Em Concórdia, no ano de 2017 foram 27 novos casos, na faixa etária entre 22 e 49 anos. No cadastro geral, já haviam 423 pacientes. Neste ano, 21 pessoas foram infectadas, na faixa etária de 20 até 68 anos, um total de 444 pacientes cadastrados.

É importante lembrar que toda Estratégia Saúde da Família - ESFs possui teste rápido para HIV e distribuição de preservativos em todas as Unidades de Saúde de Concórdia. A Aids, até o momento, não possui cura. O vírus ataca o sistema imunológico do indivíduo, deixando-o exposto a doenças como pneumonia. Apesar de ser uma doença transmissível, ela não é contraída por um aperto de mão ou abraço e o diagnóstico não significa uma sentença de morte, já que os pacientes podem controlar a doença por meio de tratamento. Por isso, a mobilização sobre o Dia Mundial é de extrema importância, para esclarecer dúvidas, prevenir e diminuir também o preconceito.

Fonte: Prefeitura




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR






© - Ideia Good - Soluções para Internet