ÁREA RESTRITA - Bem Vindo {NOME_USUARIO}




NOTÍCIAS


CONCÓRDIA

Biblioteca Pública chega a marca de 33 mil obras e nove mil associados
Na última semana, biblioteca recebeu novos livros e computadores.


Por Luan de Bortoli
Em 17/11/2017 - 08h22



No ano em que completou 50 anos de funcionamento, a Biblioteca Pública Municipal Júlio da Costa Neves também chegou a marca histórica de 33 mil livros no acervo. A marca é alcançada graças a ajuda da comunidade, que costuma fazer, semanalmente, doações de obras para incentivar o hábito de leitura entre a população. Atualmente, a Biblioteca de Concórdia conta com nove mil associados, sendo destes apenas 30% ativos.

Com uma média semanal de 500 retiradas de livros, a Biblioteca tem um dado curioso: a maioria dos frequentadores tem por hábito devolver as obras dentro do prazo. O percentual de não devoluções é muito baixo. No ano, foram apenas 28 casos. “No último mês, por exemplo, tivemos o Mês do perdão, para aquelas pessoas que haviam atrasado ou perdido os livros. Aí era só levar um livro novo como doação”, conta o coordenador do Centro Cultural, Bruno Dariva.

Outra boa notícia é que na última semana a Biblioteca recebeu 320 novos livros e cinco computadores para os usuários, conforme explica o coordenador. “Foi feito um projeto com apoio do Ministério da Cultura e foi captado um dinheiro com patrocínio da empresa Engie Energia. A gente captou recursos, onde a gente fez o ano inteiro ações culturais. Neste projeto havia a compra dos computadores e livros, além de outras coisas”.

Novidades para 2018

A aquisição dos equipamentos e livros também contou com apoio financeiro da prefeitura de Concórdia. Além disso, o coordenador também revela que novidades estão previstas para o ano que vem. “Já temos um projeto novo com o Ministério da Cultura aprovado para o ano que vem, onde vamos buscar recursos com a Lei Rouanet para equipar mais ainda o Centro Cultural com piso digital, som direcionado para o ano que vem”, conta.

Além disso, no mesmo ano do cinquentenário a Biblioteca Pública está lançando algumas novidades, como é o caso da internet gratuita para os usuários e a Geladeira Literária, destaca Bruno. “Agora nos temos o wifi grátis disponível para todos os leitores e visitantes do Centro Cultura. E também a Geladeira Literária, um projeto novo, nos baseamos em outros municípios. É para aquelas pessoas que não tem tempo, ela vai ser itinerante, vai ficar em vários pontos da cidade em dezembro”, explica.

A Biblioteca Pública fica aberta em horário que extrapola o comercial. Ela abre às 07 da manhã, não fecha ao meio-dia e estende o atendimento ao público até as 19 horas. Os interessados em se associar só precisam fazer um cadastro e uma carteira de sócio que não tem custos. A estrutura tem, atualmente, 25 mil livros de literatura adulta e juvenil, quase oito mil infantis, além de 250 obras em braile. 



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR






© - Ideia Good - Soluções para Internet